quinta-feira, 12 de abril de 2012

Desenhar: Esforço ou Talento?


Oláá pessoal!! Hoje resolvi falar sobre algo que já me incomoda faz tempo... Afinal, quem sabe desenhar é porque já "nasceu sabendo" ou é pelo esforço?

Quem nunca falou pra alguém "ah! Você conseguiu porque tem dom!" ou já ouviu alguém falando isso pra você? 
Não importa se é em relação a desenhos, notas nas provas, música... para algumas pessoas (ou quase todas) parece até que o seu esforço e dedicação não entram em jogo quando você consegue fazer bem alguma coisa.
É a mesma coisa quando alguém fala que tal fulano passou no vestibular porque tem sorte!  Fala sério, o cara estudou muito, passou noites sem dormir, ir a festas, se esforçando pra caramba... e vem alguém dizer que foi por sorte? Quem é que não iria ficar com raiva? Desse jeito parece que subestimamos a capacidade do outro, nenhum pó mágico vai cair do céu e te dar uma oportunidade se você não procurar por ela e se dedicar!


Mas... claro que tem gente que não fala isso por mal, não podemos também já ir lançando um kamehameha pra todo mundo que falar isso. E também a pessoa pode achar que falando isso será um belo elogio, como se você fosse um ser com um "dom mágico" ou simplesmente porque não tem outra coisa pra te dizer na hora.

O jeito é lidar isso com calma e tentar explicar que nada é assim tão fácil, todos nos esforçamos para realizar nossos sonhos e aqueles que tem ousadia, coragem, e não desistem por qualquer boberinha é que conseguem grandes oportunidades naquilo que se dedicou.
Já faz uns 4 anos que comecei a desenhar, pesquisei muito em livros, internet e lendo vários mangás de autores diferentes e observando bem o traço de cada um até conseguir desenvolver meu desenho. Não foi da noite pro dia que aprendi a desenhar ou fazer qualquer outra coisa, não nasci com um poder de telepatia especial que absorve tudo instantaneamente.

Claro que existem aquelas pessoas que realmente tem mais facilidade em algo do que outras, mas só com esforço que esse "talento" pode ser desenvolvido e gerar novas possibilidades.
Todo mundo tem alguma habilidade a mais em algo, pode ser na matemática, redação, artes, música, biologia, dança... a diferença é que algumas pessoas procuram se esforçar no que tem mais habilidade e ficar realmente muito bom no que treinou.

Se você tem alguma opinião contra ou a favor, pode se expressar pelos comentários, assim ajuda a expandir mais essa discussão, também não sou a "dona da verdade" e todos temos visões diferentes da mesma coisa.

Aqui um post que achei bem legal sobre esse assunto: http://www.ilafox.com/2011/06/o-mito-do-talento.html

E um video também, ele não tem nada a ver, mas gostei muito de uma parte que ele da uma resposta pra um possível caloteiro. Ele já fez vários videos muito bons que acho que valem a pena ver: http://www.youtube.com/watch?v=VL0TqseHiLk&feature=relmfu

No próximo post vou falar sobre aquelas pessoas que adoram pedir desenhos, caricaturas, e que pensam que você é o maior desocupado do mundo e é super rico pra gastar o material de desenho assim pra ele sem cobrar nada -.-'

By: Yu-chan
 

10 comentários:

  1. é! realmente irrita quando começam a falar q já nascemos sabendo! Ù_Ú' achei o post ótimo!

    ResponderExcluir
  2. pior q só me respondem isso quando mostro meus desenhos... tem gente q realmente não faz por mal, mas irrita bastante em alguns caos -.-'

    ResponderExcluir
  3. kkkkk unicornio? Muito criativo XD

    -.- mas sério isso é realmente irritante, vai parecer meio que egocentrismo meu mas... uma coisa que me irritou foi nas antigas aulas práticas de artes(que raramente aconteciam...)

    Quando eu estava pintando e ficou um montinho de gente olhando e elogiando(ahw mi amigos vivem me bajulando >:D), e um pessoal do lado vendo o a pintura de outra garota que ficou bunitinho e ela disse:

    " Aahh mas ela só conseguiu por causa do dom, se eu tivesse faria assim tbm"

    arrggg ¬¬ foi fia, SÓ ~dom~ tanto é que com 6 meses de vida eu pintei a Monalisa =.= pfv se isso não foi maldoso eu não sei o que foi '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushausaushaushauh noss! isso já aconteceu várias vezes comigo também! E tambem acontece de muita gente ir querendo que eu fizesse o trabalho pra eles -.-'
      Ahh, não é egocentrismo não, essa menina ai ta muito sem noção (deve ser daquelas folgadas que gostam de estar por cima, invejooosa ¬¬')
      Se a pessoa tivesse que nascer sabendo ninguém ia mais pra escola e não ia ter um monde de vagabundo por ai que não sabe fazer nada -.- (fui bem grossa agora... mas isso da muita raiva mesmo e da vontade de falar umas verdades pra gente assim u.u)

      Só falta ela falar que não consegue escrever o próprio nome pq nao nasceu sabendo xD

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkLOL mas é isso mesmo!!

      Sei como é na aula de Química e geografia viiivem me pedindo pra fazer os gráficos e mapas, tudo bem que eu realmente consigo fazer bem rápido mas ainda assim me prejudica U.ú é irritante...

      mas em relação à trabalhos trabalhos o que eu gosto de fazer são partes do corpo que o fessô sempre pede pra mim (é fessô né... e eu ganho uns "pontos extras"-> confiança U.U) principalmente esqueletos!! São tão detalhados *----* sempre faço com caneta esferográfica e faço o sombreamento com ela mesmo dá até dó de entregar D:>

      Excluir
  4. Excelente!

    Isso é algo que já havia refletido antes.



    As vezes acho extremamente ofensivo quando dizem que "nasci com dom" ou que sou "talentoso". Me irrita mais ainda quando a pessoa responde "Eu nunca conseguiria desenhar assim porque não nasci com esse dom". E não adianta falar que eu desenho com esforço, é impossível convencer.

    Até porque, sempre comparo meu desenho com o de várias pessoas, e acho meu traço um lixo, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, pior que um monte de gente vem com essa desculpa pra cima da gente né -.-'! Sempre que tento falar também "vc consegue se treinar" a pessoa logo fala "ah! mas eu não nasci com dom como vc!" ¬¬' esse tipo de coisa é realmente irritante quando usam o "talento" como desculpa pela falta de esforço.
      Que isso! xD vc desenha super bem! Sabe colocar efeitos super legais no photoshop e seus personagens são muito carismáticos também^^ Eu que ainda to precisando treinar mais -.-'... (queria fazer um curso de desenho...)

      Excluir
  5. Bom dia !
    Comecei meu Blog esses dias , na verdade ontem e gostei do que escreveu bem isso mesmo que acontece ^^
    E fiz um no meu blog que na verdade é mas minha opinião sobre o assunto, e coloquei o link do seu blog como referencia de algo mas sobre o assunto ^^ espero que esteja tudo bem .

    Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, fico feliz que tenha gostado do meu post *-* esse é um assunto que realmente pega a gente desprevenida né xD sempre tem um "vc nasceu com dom!" =.='
      Fico muito feliz que tenha colocado o link do meu blog! *o* vc é bem gentil^^ é muito ruim quando alguém te usa o que vc escreve sem dar os créditos né, mas como foi só pra referência fico feliz que tenha colocado links sobre o assunto e onde vc tirou algumas ideias =D

      Excluir

Sua opinião é sempre bem vinda! Vou tentar responder sempre que puder =D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...