sexta-feira, 2 de maio de 2014

O que realmente importa?

Oláá Pessoal!! Este é um post diferente do que geralmente faço, espero que a leitura seja interessante, se concordarem ou discordarem gostaria que escrevessem suas opiniões a respeito disso nos comentários. =)

O que realmente importa?
Isso varia de pessoa em pessoa. Para alguns é o sucesso na carreira profissional, quem sabe dinheiro, fama, amor, felicidade... entretanto, esses objetivos podem não ser bem o que realmente desejamos. Somos influenciados continuamente por diversas instituições (família, mídia, amigos, escola, igreja, etc) e encobrimos nossos verdadeiros objetivos para conquistar façanhas ou objetos mais prestigiados por essas instituições e assim sermos reconhecidos como "os melhores".
A única saída é fazer uma faculdade (decente), casar, ser bem sucedido e ter filhos. O resto é tabu. É tabu ser feliz também. Sempre encontramos defeitos ou dificuldades ou motivos para não sermos "perfeitos", e a perfeição se tornou sinonimo de felicidade. Mas, o que é ser perfeito afinal? Ter dinheiro, ser rodeado por amigos, ser bonito (de acordo com os padrões) e nunca demonstrar fraquezas? Bom, então é realmente estranho ver alguém feliz por ai, claro, na televisão e na internet essas pessoas são as mais comuns.
Quanto mais buscamos a felicidade mais somos infelizes, enxergamos defeitos em tudo e vivemos em um mundinho encantado, pois nunca saciaremos as expectativas. Expectativas tão reforçadas e sutis na mídia com os slogans típicos: "Compre produto x e seja feliz", "Tenha o carro do ano, e seu sonho será realizado!" junto de uma imagem de família feliz ou jovem realizado.
A vida não pode ser baseada em ideologias preconcebidas sem antes fazermos uma análise do que é realmente significativo para nós. Muitos falam da sociedade ser alienada e fazem críticas descabidas a respeito disso e do capitalismo sem antes refletirem se eles próprios são alienados e contribuírem para tal. Isso não ocorre só com pessoas que vêm televisão ou seguem "modinhas", a alienação está em qualquer indivíduo,em uns mais em outros menos.
Pessoas que se denominam gamers e ficam totalmente vidradas apenas nesse pequeno universo (mesmo nem sabendo muito sobre jogos), achando que apenas "console x" é o melhor e indagando como as pessoas que não fazem parte do seu mundo não são bons como eles, também é uma forma de alienação, pois esses não se abrem para visões contrárias. O mesmo ocorre com otakus, nerds, religiosos fanáticos, pseudointelectuais, etc.  Claro, apenas em casos extremos, dei esses exemplos, visto que, esses grupos estão muito massificados e há muitas pessoas se denominando parte destes cegamente sem realmente entendê-los. Eu mesma adoro jogar um bom jogo e ler diversos mangás, mas não é por isso que apenas essas coisas são as melhores ou únicas na minha vida.
Não são acontecimentos grandiosos ou a aquisição de bens valiosos que darão mais valor à vida, isso tudo irá passar. A vida é muito efêmera para nos preocuparmos somente com um único caminho a seguir, somos formados por várias faces diferentes. Também são é aplicando carpe diem para tudo como se o mundo fosse acabar amanhã. Aproveitar o dia sem exageros, fazendo projetos para o futuro mas sem esquecer de viver o agora, dando atenção às pessoas ao nosso redor, nem que seja apenas com um "bom dia".
Não é preciso ter um corpo sarado, roupas de marca, o carro do ano ou o melhor celular. Talvez essas coisas não o façam mais satisfeito, na verdade, podem aumentar mais sua fome por realização pessoal, pela busca da sua própria identidade. Ter um corpo bonito, mas passar horas e horas malhando, se vendo no espelho, se comparando, tomando remédios, indo a festas e bebendo até passar mal para ser "legal" e sempre se sentir feio mostra como isso não levará a nada no final (bom, um consultório pode ser um lugar).


By: Yu-chan

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...