domingo, 15 de setembro de 2013

E depois de tanto tempo... desenhos *-*

Finalmente mais desenhos \o/ Esse acima foi um presente para uma amiga minha =D caprichei bastante na hora de fazer e tentei fazer um estilo diferente nela. Melhorei na parte de anatomia e pretendo treinar mais. Encontrei um site muito bom para referências, quem se interessar é só clicar aqui (OBS: há muita nudez nesse site, nada obsceno por serem fotos para desenhistas mesmo, mas quem se sente ofendido com isso nem acesse).
Abaixo um antes e depois do desenho =D

Esse eu fiz durante um intervalo na escola, tentei desenhar sem óculos e direto a caneta pra ver o que saía xD até que ficou bonitinho.

Tentando fazer uma pose diferente, peguei essa foto como referência (a foto é em branco e preto de uma garota nua).

Abaixo um teste que fiz pra fazer silhueta *-* a primeira foto foi editada no computador e a do lado a original feita com lápis mesmo (devia ter usado caneta, fez uma sujeira esse grafite xD)

Sempre começo meus desenhos com um círculo que serve de base pra cabeça, mas resolvi começar pelos olhos um dia... aqui está um rascunho rápido direto a caneta. Muitas pessoas consegue fazer desenhos tão perfeitos começando pelos olhos, eu precisaria praticar mais.

Casal *-*
Garota: "me da um beijo?"
Garoto: "agora não!"

Enquanto esperava a van chegar fiz um desenho. Não sabia o que escrever no balão e ficou assim^^'

Esses dias comecei a ler o livro 1 Litro de Lágrimas, é um diário de uma garota que aos 15 anos descobre que está com uma doença e vamos acompanhando seus pensamentos, angústias e como ela tenta enfrentar essa difícil jornada sem desistir de ter esperanças.
É uma história triste mas muito bonita, já havia acompanhado o dorama (novela), embora modificando alguns detalhes realmente vale a pena assistir, e o mangá (este só mostrou até metade dos acontecimentos, mas não deixa de ser muito bom*-*). Pra quem se interessar, a editora que lançou o livro é a NewPop.

No post anterior eu havia comentado sobre um tema muito sério a partir de uma campanha chamada

"You Are Not a Sketch. Say No To Anorexia" e me lembrei depois de um mangá da autora Moyoco Anno que retrata sobre a anorexia, bulimia e sobre o bullying no ambiente de trabalho. É um mangá muito pesado chamado Shibou to Iu Na no Fuku o Kite (em inglês:  In The Clothes Named Fat). Eu li já faz um tempo e só tinha achado em inglês, não sei se há algum versão em português. É uma história interessante, dá uma certa aflição e mesmo com os traços simples transmite algo complexo ao leitor.


By: Yu-chan

domingo, 8 de setembro de 2013

"You Are Not a Sketch. Say No To Anorexia"

Pesquisando algumas imagens para ter referências de corpo feminino, encontrei algo sobre uma campanha muito interessante da agencia brasileira Star Models: "You Are Not a Sketch. Say No To Anorexia" (Você não é um esboço. Diga não a anorexia). Eles compararam croquis com uma modelo modificada digitalmente ao lado nas proporções do desenho:
campanha-you-are-not-a-sketch2

campanha-you-are-not-a-sketch3

campanha-you-are-not-a-sketch1
Aqui o link de um site (em inglês) falando sobre isso, achei bem interessante.
Sempre dizia a mim mesma que os desenhos utilizados pelos estilistas (croquis) eram muito desproporcionais e longe da realidade, o que é algo absurdo, já que quem veste as roupas são pessoas e não bonecos. Por que não fazem esboços com proporções reais e com os diferentes biotipos que existem ao em vez de fazerem mulheres irreais, visando um único tipo de corpo padrão e bombardeando a mídia com essa visão distorcida sobre o "corpo feminino ideal"?
Além dos desenhos desproporcionais dos croquis, os manequins utilizados pelas lojas de roupa não possuem as proporções reais do corpo humano ou pelo menos se prendem somente a um tipo de corpo magro e alto das modelos. Eu vi uma vez em uma reportagem manequins de proporções reais e é bem diferente do que geralmente encontramos:

Isso nos faz pensar em como o corpo humano, em especial o feminino, é visto de forma tão distorcida pela sociedade. Seguimos padrões de beleza e se estivermos fora dessa "ditadura" somos consideradas "o diferente", "o não ideal" ou o "não bonito" sendo que a imagem passada pela mídia é completamente voltada ao marketing e a uma única visão de mundo.
Quantas vezes nos deparamos com pessoas saudáveis se matando em academias, fazendo dietas rigorosas e com baixa autoestima por não serem "perfeitas"? Hoje isso é tão comum e causa um imenso vazio, ficar à margem da sociedade por você ser você mesma é a pior forma de exclusão, pois nos afeta profundamente em nossa maneira de pensar e enxergar a realidade dentro de nós.

Quando comecei a desenhar eu passei a perceber mais isso nas pessoas, a busca pelo o que é perfeito. Ao fazer um esboço você quer fazer algo que os outros admirem, então buscamos seguir um "padrão". Garotas de cintura fina, pernas compridas, busto grande, traços delicados ou então "boazudas" com roupas curtas que chamam a atenção. Mas, por que apenas isso?
Ao fazer meus desenhos me sentia mal nesse aspecto, estou representando algo que não sou ou que é inalcançável, mas que acho o ideal de corpo. Parece ser algo bobo, afinal é apenas um desenho e ele pode ser feito de várias maneiras, desde o real ao estilizado. O artista deve sim ter a liberdade de representar as coisas da sua forma.
Apesar de gostar muito de desenhos bem estilizados, eu ficava me perguntando se não estava contribuindo ainda mais com essa ilusão, porque de certa forma queria me encaixar também. Quem não quer se sentir bonita(o)?
Não tem problema desenhar pessoas estilizadas ou querer emagrecer, mas desde que isso não afete nossa forma de encarar a realidade. Não somos bonecos de decoração nem robôs programados a seguir um estereótipo criado pela mídia, somos seres humanos. Portanto nosso olhar deve perceber como há vários tipos de pessoas diferentes, com seus costumes, aparência e estilos de vida diferentes do nosso. Não podemos nos fechar nesse único padrão imposto incansavelmente e impregnado já com tanta força em nossa cultura e em tantas outras pelo mundo a fora. Siga as coisas divertidas pra você, que te façam sorrir e seguir em frente. Ninguém sente nossa dor, nossa felicidade e nossas conquistas (palavras vindas de uma professora minha que admiro muito).

O que é bonito e o que é feio? Depende da maneira que você foi ensinado a enxergar desde criança. Uma Barbie era uma garota perfeita para as meninas, mas não passa de um croqui de plástico muito maquiado e desproporcional. A visão do que é belo em cada cultura é algo diferente e precisamos estar abertos a isso, pois não existe uma única verdade, apenas modos diferentes de se interpretar a mesma coisa.

Espero que tenham gostado do post, é um assunto que acho muito interessante e não deve deixar de ser discutido. As vezes há um sentimento de exclusão dentro de nós e ele pode aparecer de forma sutil. Como nunca estar satisfeito com suas próprias fotos porque não se acha bonito, recusar nadar com os amigos por sentir vergonha de si mesmo ou levar a algo muito sério como distúrbios alimentares, a autoexclusão e até ao suicídio. Nunca se deixe levar pela visão dos outros de você, afinal, o que eles tem ou sabem da sua vida? Nada.

By: Yu-chan

Parceria com M-Blog De Tudo um Pouco e desenho da Katerina Bella

M-Blog De Tudo um Pouco
Oláá Pessoal!! o Espelho de Papel acabou de fazer parceria com o M-Blog De Tudo um Pouco!! Vocês vão adorar as postagens da M-chan *-*, são muito bem escritas, cheias de curiosidades, dicas de animes, filmes, moda... realmente de tudo um pouco =D
Vocês podem conferir o blog dela na página de Parceiros ou no banner abaixo:
http://m-blogdtup.blogspot.com.br/

E aqui temos o desenho da Katerina Bella ^^
Seu desenho ficou bem bonito, as cores ficaram bem divertidas e achei legal a pose que pensou pra ela. Pra ajudar a melhorar no desenho o estudo de anatomia iria ser muito interessante =D Achei que o tamanho do busto ficou grande demais para a proporção do corpo dela, mas o formato ficou bem desenhado.
Você pode pegar fotos de revistas e a partir delas elaborar "esqueletos" que auxiliariam na hora de montar o corpo. Por exemplo: peguei uma foto e agora com uma caneta vou fazendo um esqueleto simples pra saber as medidas do corpo e como cada parte se posiciona. Esse esqueleto seria formado por formas simples como círculos e traços, mas você pode fazer da forma que achar mais fácil de observar e passar pro papel depois em forma de desenho.
Usar apostilas de desenho ou até de biologia e pesquisar em vários sites ajuda muito. Observar a si mesma no espelho e bem legal também pra ir percebendo as proporções do corpo ^^
Este blog pode ajudar no estilo mangá.
É legal também procurar pela anatomia real do corpo^^ Agora é só ir treinando bastante que você pode melhorar e muito *-* seus desenhos vão ficar cada vez mais bonitos com o tempo.
Obrigada por enviar seu desenho para o blog e espero ter ajudado =D

By: Yu-chan

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...